Sacramentos

A palavra “Sacramento” nos remete, indica algo que é Sagrado!

Na Igreja Católica Apostólica Romana temos Sete Sacramentos, que nos acompanham durante toda vida e são fonte de força e alegria durante toda nossa caminhada, quer nos momentos mais difíceis, quer nos momentos de alegria. Assim, superamos uma idéia antiga de “ações sacramentalistas”: temos que ter este ou aquele sacramento agora, no tempo adequado, para que não ocorram situações constrangedoras no futuro (o que nos dizem muitas vezes: se não batizar, crismar ou ter a “primeira eucaristia”, depois teremos problemas...).
Os Sacramentos são força para nossa caminhada; são ações sacramentais da Igreja Católica Apostólica Romana, que vem da força e presença do próprio Senhor Jesus Cristo, que caminha conosco, sempre!
Importante notar que os Sacramentos, todos os Sete, nos acompanham desde nosso nascimento e ao decorrer de toda nossa vida: a celebração de cada um dos Sete Sacramentos é reconhecer a presença de Deus em nossas vidas, que sempre nos fortalece e dá sentido para nossas vidas. Não existe sacramento para a morte, pois nosso Deus é vida, vida em abundância (Jo 10,10).
Na nossa caminhada de Igreja, e com a Igreja, alegramo-nos pela presença e força de Deus em cada um dos Sete Sacramentos: (1) Batismo, (2) Iniciação à Vida Eucarística (o que chamávamos antigamente de “Primeira Comunhão”), (3) Crisma, (4) Reconciliação (Confissão ou Penitência), (5) Unção dos Enfermos (não mais o termo “Extrema Unção”), (6) Matrimônio e (7) Ordem (bispos, padres e diáconos).
Convido todas as irmãs e todos irmãos para a reflexão, brevíssima, de cada um dos Sete Sacramentos e como eles são celebrados em nossa Paróquia Santíssima Trindade, com seus requisitos e informações específicas.

Deus Uno-Trino – Santíssima Trindade – abençoe cada irmã e cada irmão!

Diácono Joaquim Cardoso de Oliveira


Batismo

“Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19)

“Porta de entrada” pode ser a expressão adequada para designar o Sacramento do Batismo, pois é o primeiro sacramento que recebemos e faz parte do grupo dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma).
Através do Sacramento do Batismo morremos para o pecado e renascemos para a vida na Igreja, somos inseridos no próprio Jesus Cristo (os batizados e batizadas fazem parte do Corpo Místico do Cristo). A Igreja como uma grande família, se alegra e agradece a Deus por ter mais um irmãozinho, mais uma irmãzinha. Inseridos no Cristo e na Igreja fazemos parte da “comunhão dos santos”, que professamos em cada “Creio” proferido!
Se celebramos a data de nosso nascimento biológico (aniversário), por que não celebrar a cada ano o aniversário de nosso batismo? Reúna a família, acenda a vela do seu batismo, reze e louve a Deus pela graça batismal.
A Igreja batiza as crianças, os bebes, pressupondo que pais e padrinhos irão educar a criança na fé católica, dando o exemplo aos filhos e afilhados de uma vida cristã e participando ativamente da comunidade paroquial.

Informações...

Eucaristia

...

Saiba mais...

Crisma

...

Saiba mais...

Matrimônio

...

Saiba mais...

Ordem

...

Saiba mais...

Confissão

...

Saiba mais...

Unção dos enfermos

...

Saiba mais...