“A Eucaristia é ‘fonte e ápice de toda a vida Cristã’. ‘Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.'” (Catecismo da Igreja Católica, § 1324)
“Em sua palavra, a Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé: ‘Nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez, confirma nossa maneira de pensar.'” (Catecismo da Igreja Católica, § 1327)
Seguindo as orientações da nossa Arquidiocese, crianças com 9 anos de idade ou mais podem iniciar a catequese para os Sacramentos da Eucaristia e da Confirmação (Crisma).
A duração estimada dos encontros de Catequese para o Sacramento da Eucaristia é de 3 anos. Os pais e a comunidade como um todo são agentes fundamentais nesse processo, devendo participar ativamente junto às crianças.
“Os padrinhos sejam batizados, confirmados, recebidos a Primeira Eucaristia, casados na Igreja e católicos praticantes em sua comunidade, para garantia da formação cristã. Tenham idade mínima de 18 anos.” (Diretório Arquidiocesano de Curitiba)
De acordo com a orientação da arquidiocese, os padrinhos devem seguir aos seguintes requisitos: