SAVV – Irmãs Vicentinas

img-20190121-wa0002img-20190121-wa0004img-20190121-wa0006img-20190121-wa0007img-20190121-wa0005

“Tende presente: foi o povo, ao ver o que fazeis e o serviço que nossas primeiras Irmãs prestavam aos Pobres, que vos deu tal nome; este permaneceu como característico de vossa atividade. ” (São Vicente de Paulo).

 

A Companhia, fundada no século XVII por São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, é conhecida na Igreja pelo nome de Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Servas dos Pobres.

A Companhia das Filhas da Caridade é uma Sociedade de Vida Apostólica em comunidade, que assume os Conselhos Evangélicos de castidade, pobreza e obediência, conforme suas constituições e estatutos, para servir corporal e espiritualmente os Pobres, vendo neles a pessoa de Jesus Cristo Crucificado.

O serviço é, para a Filha da Caridade, a expressão de sua consagração a Deus na Companhia e lhe dá todo o sentido. Atentas aos apelos de Deus e aos sinais dos tempos, tentam responder às necessidades atuais, trabalhando em creches, crianças de rua, asilos, escolas, albergues, hospitais, portadores de deficiências, hansenianos, inserções, diversas pastorais, assentamentos dos “sem terra”, presídios, missões “Além fronteiras”…

 

Doadas a Deus, em comunidade, para o Serviço dos Pobres. A regra das Filhas da Caridade é Cristo.

Doadas a Deus: Em primeiro lugar vem a iniciativa de Deus, do seu chamado seguido da resposta na doação. A pessoa se dá a Ele, engaja-se com Ele para ser Dele.

        Em comunidade: Urna vez ouvido o chamado de Deus e tomada à decisão da doação passa-se a viver com aquelas que ouviram o mesmo apelo. Os Fundadores consideram a vida Materna como sustentáculo essencial para a missão.

 

Para o serviço dos pobres: É a finalidade da Companhia. As Irmãs devem ter como preocupação primordial, anunciar Jesus Cristo; esforçam-se por servi-lo em seus membros sofredores com compaixão, ternura, cordialidade, respeito e devoção.

A Província de Curitiba conta atualmente com 330 Irmãs atuando em 49 obras que abrangem os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estas frentes de atuação se desenvolvem nas áreas da Educação, Saúde, Serviço Social, Inserções em Meios Populares e Casas de Pastoral. Quatro Comissões Especializadas articulam e acompanham esse trabalho a partir de objetivos específicos. Oito Irmãs atuam fora da Província, sejam em trabalhos na Casa Mãe (Paris), missões ad gentes e/ou em outra Província do Brasil.

Atualmente, o Serviço de Animação Vocacional da Província realiza o acompanhamento de várias jovens junto às suas famílias. Integram as demais etapas formativas três jovens pré-postulantes e sete Irmãs do Seminário, tendo para cada etapa uma Irmã responsável. Toda Comunidade sente-se responsável e envolvida nesta tarefa de animação vocacional, contribuindo com a sintonia orante e envolvimento ativo nas iniciativas desenvolvidas.

Em nossa Comunidade, as Irmãs Vicentinas realizam seu trabalho também junto ao Centro de Educação Infantil Vicentino São Vicente de Paulo, próximo a nossa Paróquia, onde estudam algumas crianças de nossa Comunidade. Fazem parte deste CEI as Irmãs Henez A. Murbach, Viviane Rodrigues, Helena Gadonski e Geroliza Ferreira dos Anjos.

Para saber um pouco mais da história e do Carisma das Irmãs, clique aqui.

Para mais informações, consulte a Secretaria Paroquial ou Irmãs Vicentinas.

 

Diretora do CEIV e Coordenadora das Irmãs: Irmã Henez A. Murbach

Telefone: (41) 9 9795-8338