Matrimônio

20180210_11501620180210_115043casal-baixa-resoformacao_quatro-verdades-fundamentais-do-matrimonio-artigo

“A Aliança Matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de sacramento por Cristo Senhor.” (Catecismo da Igreja Católica, § 1601)

“O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor com que Cristo amou sua Igreja; a graça do sacramento leva à perfeição o amor humano dos esposos, consolida sua unidade indissolúvel e os santifica no caminho da vida eterna.” (Catecismo da Igreja Católica, § 1661).

Seguindo as orientações da nossa Arquidiocese, alguns procedimentos são necessários para este Sacramento.

Processo Matrimonial:

Para realizar o Casamento é necessário, inicialmente que realize a reserva de data da cerimônia de acordo com as datas disponíveis na Paróquia.

Processo de Habilitação Matrimonial deve ser realizado com, no mínimo, 60 dias de antecedência à data da Celebração e deve ser realizado na Paróquia onde um dos noivos reside, preferencialmente onde a noiva reside.

 

 

São necessários os seguintes documentos:

– Batistério Atualizado do Noivo e da Noiva para Fins Matrimoniais (Documento com data de emissão inferior a 180 de antecedência a Celebração) que deverá ser solicitado pelos noivos na Paróquia onde foram batizados;

– Certificado do Curso de Noivos (Poderá ser feito em qualquer Igreja Católica);

– Comprovante de Endereço dos Noivos;

– Fotocópia do RG dos Noivos;

– Fotocópia da Lembrança do Crisma e Primeira Eucaristia dos Noivos;

– Declaração do Cartório comprovando a data de agendamento do Casamento Civil (que deve ser realizado antes da Cerimônia na Igreja);

A Ornamentação da Igreja, a Escolha das Leituras e das Músicas ficam a cargo dos noivos, lembrando que a orientação é que sigam as recomendadas no Curso de Noivos ou no Ritual do Matrimônio, sendo as músicas Católicas.

Para a Ornamentação pede-se que não se usem arranjos muito altos no Altar e no Corredor Central. Pede-se ainda que os Fotógrafos não fiquem subindo no Altar durante a Cerimônia.

 

O Curso de Noivos em nossa Paróquia é realizado em 12 Encontros de 1 Hora, com duração de 3 meses e deve ser realizado até a data da Cerimônia. A inscrição é feita pela Secretaria Paroquial.

Nenhum documento, curso ou sacramento é cobrado em nossa Paróquia.

As cerimônias são realizadas aos sábados às 17h. (Sendo este o horário de entrada da Noiva)

 

Para mais informações, consulte a Secretaria Paroquial ou os Agentes da Pastoral Familiar.