Liturgia

liturgia1liturgia2liturgia3liturgia4

“A Liturgia é também participação da oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda oração cristã encontra sua fonte e seu termo. Pela Liturgia, o homem interior é enraizado e fundado no ‘grande amor com o qual o Pai nos amou’ (Ef 2,4) em seu Filho bem-amado. É a mesma ‘maravilha de Deus’ que é vivida e interiorizada por toda oração, ‘em todo tempo, no Espírito.'” (Catecismo da Igreja Católica, § 1073)

“A palavra liturgia significa originalmente ‘obra pública’, ‘serviço da parte do povo e em favor do povo’. Na tradição cristã, ela quer significar que o Povo de Deus toma parte na ‘obra de Deus’. Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.” (Catecismo da Igreja Católica, § 1069)

“Além de ser obra de Cristo, a Liturgia é também uma ação de sua Igreja. Ela realiza e manifesta a Igreja como sinal visível da comunhão entre Deus e os homens por meio de Cristo. Empenha os fieis na vida nova da comunidade. Implica uma participação ‘consciente, ativa e frutuosa’ de todos.” (Catecismo da Igreja Católica, § 1071).

 

Faz parte da Pastoral da Ação Litúrgica? Clique aqui, para consultar a Escala deste mês.

 

Para mais informações, consulte a Secretaria Paroquial ou os Agentes da Pastoral da Ação Litúrgica.

 

Reuniões da Pastoral da Liturgia: 1º Sábado de cada mês às 20h15 no Salão Paroquial

Reuniões dos Ministros da Palavra: 2º Sábado de cada mês às 20h15 no Salão Paroquial

Coordenadora: Zilma Moreira

Telefone: (41) 9 8872-0330