Catecumenato

catecumenato1catecumenato2catecumenato3catecumenato4

“Se faltar esta sede do Deus vivo, a fé arrisca se tornar costumeira, arrisca se apagar, como o fogo que não é fomentado” (Papa Francisco).

 

Catecumenato é uma preparação para receber os sacramentos que a Igreja denomina de INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: BATISMO, EUCARISTIA e CRISMA. Nesse período serão recordados os fundamentos de nossa fé e o candidato será chamado a tomar uma posição firme, condizente com um cristão no mundo.

No Catecumenato os candidatos e candidatas que pedem o Sacramento da Confirmação (também conhecido como Crisma) consolidam a graça batismal e recebem o dom especial do Espírito Santo, unindo-se, desta forma, ao Cristo e à sua Igreja.

O catecumenato é um espaço de tempo em que os candidatos aos sacramentos da Iniciação Cristã recebem formação, por meio da catequese, distribuída por etapas e integralmente transmitida, e se exercitam praticamente na vida cristã. É, também, um espaço para a re-iniciação à vida cristã de todos aqueles que se afastaram do rebanho e estão retornando para a vida de comunidade. Todos podem participar desta caminhada.

Durante esse tempo, o catecúmeno vai progressivamente criando familiaridade com a Palavra de Deus, recebe formação catequética, é introduzido nos ritos litúrgicos e se exercita na prática da vida cristã.

Para mais informações, consulte a Secretaria Paroquial ou os Catequistas do Catecumenato.

 

Encontros: Aos domingos às 09h no Salão Paroquial

Catequista Responsável: Gil Brás do Nascimento

Telefone: (41) 9 9971-7211